No mês de inauguração, Espaço Travessias promove três encontros de introdução sobre os cursos que serão oferecidos em 2018
Os sábados do mês de março no Espaço Travessias foram compostos de convites a observação, diálogo e arte. Os cursos Do Pensar Processual ao Olhar Arquetípico – A Vida Secreta das Plantas, Currículo para Infância e a Pedagogia da Escuta e Atos poéticos: escrita, corpo e desenho, foram mediados por Manfred v. Osterroht, Vilma Silva, André Gravatá e Serena Labate, respectivamente, introduziram os alunos à algumas das temáticas que serão abordados nos cursos oferecidos no espaço em 2018.
Sempre partindo de propostas que questionam o olhar e a forma de pensar engessados, os encontros propuseram novos pontos de vistas sobre os processo da natureza e da vida, as escolhas éticas, estéticas, políticas e poéticas nos currículos de educação infantil e a conexão entre poesia, corpo e presença.
Gustavo Seraphim, gestor cultural que participou do encontro de aproximação com Manfred v. Osterroht, afirmou ter saído instigado pelo curso:
“A experiência vivida durante o encontro conduzido pelo Manfred foi inspiradora. Mais do que trazer respostas e ensinamentos, ele fez provocações e nos estimulou a ampliar nossas percepções para ver e compreender as plantas de outras maneiras. Apesar do tempo curto, diante da amplitude e complexidade do tema, o encontro foi bastante produtivo e a sensação foi de querer continuar essas reflexões por muitas horas. “
Já Renata Flores, pedagoga que participou do curso Currículo para Infância e a Pedagogia da Escuta, com Vilma Silva, diz ter se encantado com o espaço:
“Quero parabenizar a Vilma pelo espaço, muito acolhedor e aconchegante. Grande facilitador na aprendizagem. O curso foi maravilhoso, um momento de troca que agregou muito em relação ao trabalho e vivência pessoal. Essa vivência foi muito agradável,a sementinha de partilhar o novo aguçou o desejo de que todos da equipe possam participar também. Estou divulgando o lindo trabalho de vocês.”
Quem também chamou atenção para a potência do espaço, e seus cursos, foi Rubia Colavite. Para ela, que participou do curso do André Gravatá e Serena Labate, o espaço Travessias proporciona novos olhares:
“No curso “Atos Poéticos: escrita, corpo e desenho”, ESCREVI uma nova percepção em mim mesma, pois além de expressões CORPORAIS, me entreguei as expressões da alma e passei a DESENHAR novos percursos.
Agradeço o espaço Travessias pelo espaço de novos olhares que descobri em mim.”
Em breve divulgaremos a agenda de cursos de aprofundamento 2018, até lá, confiram as fotos dos nossos Encontros de Aproximação no mês de março.
Share your thoughts