De fevereiro a julho de 2018, Vilma Silva realiza formação continuada sobre currículo e infância com os profissionais de educação da escola Primeira Estação.

Durante o primeiro semestre de 2018, Vilma Silva, diretora executiva e pedagógica do Travessias, desenvolve um processo de diálogos sobre as diversas infâncias e suas construções com os educadores da escola Primeira Estação, da cidade de Jaguariúna – SP.

Abordando temáticas como “a construção do olhar sensível”, “currículo PARA ou DA infância”,”as poéticas da cultura da infância e os espaços do brincar”, os “Espaços como educador” e “Materialidade”, a pedagoga parte de reflexões sobre os conceitos, valores e contextos sociais distintos que formatam essas várias infâncias e propõe reflexões sobre as práticas escolares do cotidiano.

Para tal, Vilma Silva, usa como base de sustentação os princípios éticos, estéticos, políticos e poéticos, relacionados a imagem da criança potente que tem capacidade de atribuir significado ao mundo num processo constante de construção de conhecimento, identidade e valores.

As ações são realizadas presencialmente, e online, e envolvem vivências, debates e discussões sobre os documentos norteadores da escola em conjunto com as ações do cotidiano, proporcionando a oportunidade dos educadores resinificarem suas práticas pedagógicas, transformando-as em experiências intencionais e significativas.