Vilma e Giuliano Silva inauguram Espaço Travessias, local para cursos, vivências e experimentações nos campos da educação, cultura e arte.

Na noite do último dia 07 de março o Espaço Travessias, localizado no Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo, recebeu dezenas de convidados para inauguração da casa que abriga a iniciativa. O evento, promovido pelos diretores Vilma e Giuliano Silva, teve como intuito apresentar a proposta do Espaço, que pretende promover diálogos entre educadores, famílias e crianças, em interface com os campos da educação, cultura e arte.
Durante a inauguração, os presentes foram convidados a conhecer os processos de elaboração e construção do Jardim Interativo (assinado por Manfred v. Osterroht) através de uma exposição fotográfica e a assistir à apresentação artística do quinteto “Trovadores da garoa” que no fim da noite cantou e tocou em volta da fogueira.

Em sua fala de apresentação, a Diretora Executiva e Pedagógica do Travessias, Vilma Silva, lembrou sua trajetória profissional e de estudos na educação, ao longo dos últimos 20 anos, e afirmou estar realizando um antigo sonho de dar materialidade a um desejo de contribuir ainda mais para a reflexão e prática da educação infantil. Citando uma de suas referências teóricas, Loris Malaguzzi, Vilma disse: “Nós, educadores, precisamos dialogar mais com os artistas. Esse espaço é para isso, para possibilitarmos mais diálogos com a arte, com a natureza, com outras áreas do saber.”

No final, Vilma Silva também convidou os presentes a participarem dos Encontros de Aproximação do Espaço Travessias, série de encontros a serem realizados durante o mês de março para apresentar alguns dos temas e mediadores dos cursos que acontecerão no Espaço, assim como do Ateliê Travessias, atividade para crianças de quatro a oito anos de idade que ocorrerá todas as quintas-feiras no local.

O evento marcou a abertura das atividades do Espaço que agora está preparado para receber os alunos do curso, assim como projetos afins que desejem realizar suas atividades no local e possíveis parceiros para realização execução de novas propostas. A história está apenas começando.

Vida longa ao Travessias!